Desde de o ano de 2009 pelo MEC, o Sistema de Seleção Unificado se tornou a principal forma de ingressar nas principais universidades do país. Daí a importância de saber como consultar o resultado do SISU.
De fato, é fundamental que os participantes do ENEM conheçam o funcionamento desse programa. Pois ele avisa se os candidatos conseguiram a vaga no curso e na instituição escolhida.
Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicaremos como você pode acessar o resultado do SISU e quando esses resultados são divulgados. Mostramos também como funcionam a notas de corte.
Como acessar o resultado do SISU?
Conforme já mencionamos, o SISU é um sistema informatizado criado pelo Governo Federal.
Esse programa organiza de maneira automática todos os participantes do ENEM considerando a pontuação obtida pelo candidato, o curso e a instituição de ensino escolhida.
Por ser uma plataforma totalmente virtual, o acesso a todas as informações a respeito do processo de chamada dos candidatos, devem ser consultadas na página do SISU.
E isso não é diferente na consulta do resultado, este também deve ser conferido na página do SISU, na sessão “boletim do candidato”.
No entanto, o estudante também pode conferir o resultado por meio das instituições que participam do SISU ou através da central de atendimento do MEC. Assim, basta ligar no número 0800 616161.
Quando é divulgado o resultado do SISU?
Geralmente, as datas de divulgação do resultado podem ser conferidas no cronograma do SISU.
No ano de 2022, o resultado da chamada regular é do dia 16 a 24 de fevereiro.
No entanto, há também a segunda chamada, destinada aos candidatos de baixas notas, o suficiente de conseguir serem convocados na chamada regular.
Estamos nos referindo a lista de espera do SISU. O resultado relacionado a essa segunda chamada costuma ocorrer após o fim do período de matrículas dos estudantes da chamada regular.
Esse período coincide também com o prazo de inscrições da lista de espera. A respeito do resultado e às convocações, estas começam a partir da data determinada pelo SISU.
No entanto, cada instituição pode começar a fazer as convocações dentro da data específica dentro do período informado no cronograma do SISU.
Notas de corte SISU
Em linhas gerais, podemos definir estes como as pontuações mínimas para um candidato conseguir uma das vagas.
Essa nota é calculada diariamente, durante todo o período de inscrição. Por isso, ela pode mudar com o passar dos dias, a depender do curso e da instituição escolhida pelo candidato.
Outro detalhe importante, diz respeito ao fato delas serem apenas uma referência, facilitando o monitoramento da inscrição pelo candidato.
Isso não garante a vaga ao estudante, podendo ocorrer mudanças inesperadas nas notas. Isso porque o cálculo do resultado do SISU é feito a partir da nota dos estudantes inscritos.
Sendo assim, as primeiras são informadas no SISU depois de decorrido o primeiro dia de inscrição. Atualmente, é possível fazer a simulação no site Quero Bolsa.
Universidades participantes do SISU
Atualmente, as principais universidades do país selecionam estudantes através do SISU. A seguir, listamos algumas das principais instituições de cada região e suas vagas pelo SISU através do resultado:
Centro oeste
- UFG
- UNB
- UFMS
- UFMT
Nordeste
- UFB
- UFC
- UFPB
Norte
- UFAM
- UFPA
- UFAC
Sudeste
- UFMG
- UFF
- UFRJ
- UNESP
Sul
- UFPR
- UFSC
Assim, podemos concluir que estar a par do funcionamento desse sistema é fundamental, permitindo o estudante fazer o monitoramento adequado de sua inscrição.
Além disso, é através do resultado do SISU, os candidatos podem conferir se foram ou não convocados na primeira ou na segunda chamada do processo. Portanto, esteja atento ao resultado do SISU.

Publicado por um jornalista oficial do Portal Ensino Técnico. Ajudamos todos os dias pessoas que buscam uma forma descomplicando de entender como o programa funciona e seus benefícios! Semanalmente publicamos novos artigos relacionados ao programa e também programas similares do Governo Brasileiro!