As inscrições Pronatec facilitam o acesso a qualificações técnicas e profissionalizantes para pessoas em busca de capacitação.

Além de possibilitar a qualificação e a capacitação de profissionais, através do Pronatec, o governo fomenta e amplia as oportunidades de trabalho do brasileiro. Ao concluir o curso, o aluno estará apto a entrar no mercado de trabalho.

Diante dessa perspectiva, o Pronatec garante aos alunos uma maior chance de empregabilidade. Pois os cursos Pronatec ofertados são de acordo com a demanda técnica de cada região.

Publicidade

Desse modo, caso você tenha interesse em um curso técnico e profissionalizante venha saber como se inscrever no Pronatec.

Quem pode participar nas inscrições Pronatec?

Qualquer pessoa busca por qualificação profissional e poderá fazer inscrições Pronatec. O programa, sobretudo, tem um caráter bem abrangente.

As vagas ofertadas pelas instituições dão preferência a pessoas em situação financeira desfavorável. Desse modo, pessoas nos seguintes perfis abaixo têm preferência entre as vagas gratuitas oferecidas:

Publicidade
  • Estudantes do Ensino Médio provenientes da rede pública;
  • Estudantes do Ensino médio provenientes da rede privada, sendo bolsista integral;
  • Estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • Trabalhadores assalariados;
  • Beneficiários de programas federais (ex.: Bolsa Família);
  • Reincidentes no seguro desemprego pela terceira vez em dez anos.

Caso você se enquadre nesse perfil terá preferência entre as vagas ofertadas. Caso contrário poderá participar do programa, porém terá acesso apenas as vagas sobressalientes.

Cursos Pronatec – Descubra com escolher

Como posso participar nas inscrições Pronatec?

inscrições pronatec

Esta iniciativa do Governo Federal já favoreceu milhares de pessoas por meio de cursos técnicos profissionalizantes gratuitos. Além da grande qualidade a intenção é beneficiar muito mais pessoas.

Portanto, para poder fazer um curso Pronatec é preciso se inscrever no Pronatec. No entanto, é necessário frisar, o Pronatec em específico não possui um prazo fixo de fazer as inscrições Pronatec.

Isso se deve porque as inscrições Pronatec dependem de cada instituição que oferecem as profissionalizações. Ou seja, cada uma delas tem liberdade de escolher como e quando abrir o processo seletivo aos novos estudantes.

Entretanto, o interessado pode ficar por dentro dos prazos de inscrições de cada instituição e das principais informações sobre o Pronatec. Bem como, autorizar notificações através do site oficial do MEC.

Posteriormente, na página de inscrições online, faça a pesquisa do curso desejado. Porém, neste momento, o mecanismo de busca do site oficial Pronatec, funciona mediante o cadastro de informações.

Depois de feita a pesquisa, você terá a informação das profissionalizações ofertados, quais são gratuitos, quais estão com as inscrições Pronatec abertas e qual o prazo de fazê-la.

Após decidir qual o curso de seu interesse, basta clicar em “Inscrever-se” e preencher as informações solicitadas usando seus dados:

  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • E-mail;
  • Telefone de contato.

Caso seja aprovado na vaga escolhida o Pronatec, entre em contato e informe os próximos passos a serem realizados, efetuando a matrícula no curso Pronatec.

Quais os cursos oferecidos pelo Pronatec?

O Pronatec oferece uma vasta opção de cursos aos candidatos em busca de qualificação profissional. O mais interessante desse programa são as opções oferecidos de acordo com a demanda de mão de obra técnica de cada região.

Publicidade

Por isso, o Pronatec tem se tornado cada vez mais atrativo a estudantes e profissionais em busca de capacitação. As instituições públicas e particulares oferecem bolsas integrais do Pronatec.

Essas vagas gratuitas são ofertadas em duas modalidades:

  • Técnicos: de maior duração (geralmente um ano e meio a dois anos) e destinados a estudantes cursando o ensino médio ou já o tenha concluído. Proporcionando-lhe o diploma profissional e promovendo maior empregabilidade a quem o possui;
  • Formação Inicial e Continuada (FIC): de menor duração (geralmente de três a seis meses) e destinados aos candidatos não só com o ensino médio completo, mas também a aqueles que não completaram o fundamental. Visando ensinar o candidato conhecimentos específicos para entrar no mercado de trabalho e seguir uma profissão.

Cursos Pronatec – Descubra com escolher

Rate this post
Publicidade